Base de Conhecimento

http://ddns.winco.com.br/2016/02/04/como-configurar-o-dvr-para-usar-o-ddns/

Data de criação: 04/02/2016

Última alteração: 25/05/2016

Introdução

Para utilizar o serviço Winco DDNS em seu DVR, é necessário antes configurá-lo.

Alguns DVRs possuem suporte nativo ao Winco DDNS, o que simplifica esta configuração.  Quando o seu DVR não possuir este suporte nativo, ainda assim será possível configurá-lo para o serviço, em boa parte dos casos.

Descrevemos abaixo como verificar e configurar seu DVR para utilização do Winco DDNS.

Credenciais de acesso

Para configurar o DDNS em seu DVR, é necessário fornecer as seguintes credenciais:

  • Domínio, também denominado de Domain, Host ou Hostname
    Digite o nome completo de seu subdomínio (ex.: meudvr.ddns.com.br);
  • Usuário, também denominado de Username, Login ou Account
    Repita a informação do campo acima (ex.: meudvr.ddns.com.br);
  • Senha:
    Informe a senha do seu subdomínio. Esta é a senha mostrada no painel de gerência do Winco DDNS quando se clica em “Ver/Alterar” um subdomínio. Não utilize a senha de sua conta.

Se o seu DVR tiver suporte nativo ao Winco DDNS

DVRs com suporte nativo ao Winco DDNS são simples de configurar, bastando apenas selecionar, na página relativa a “DNS Dinâmico”, o provedor de DDNS ddns.com.br e em seguida fornecer as credenciais de acesso do seu subdomínio.

 

Se o seu DVR tiver suporte nativo ao DynDNS

Se o seu DVR não possuir suporte nativo ao Winco DDNS, muito provavelmente ele terá suporte ao DynDNS. Há então uma boa chance de que o DVR permita atualizar subdomínios Winco DDNS. Vejamos a seguir alguns desses casos.

 

Configuração compatível com Winco DDNS

Alguns dos DVRs com suporte ao DynDNS permitem utilizar o Winco DDNS sem necessidade de quaisquer configurações adicionais.

Nestes equipamentos, a configuração é simples, bastando selecionar na página de configuração relativa a “DNS Dinâmico” o provedor de DDNS Dyndns.org e em seguida fornecer as credenciais de acesso do subdomínio Winco DDNS.

Experimente configurar seu DVR dessa forma e verifique se o seu subdomínio é atualizado corretamente, como descrito ao final deste texto.

 

Configuração com especificação do servidor de atualização

Há DVRs com suporte a DynDNS nos quais é possível especificar um servidor responsável pela atualização de DNS dinâmico. Nesses casos, será necessário informar o servidor de atualização do Winco DDNS, de acordo com o seguinte formato:

members.{meu subdomínio}

Por exemplo, supondo que você tenha um subdomínio chamado “meudvr1.ddns.com.br“. O servidor de atualização deverá ser configurado como “members.ddns.com.br“.

Veja a seguir outros exemplos de subdomínios Winco DDNS e seus respectivos servidores de atualização:

  • meudvr2.ddns.com.br > members.ddns.com.br
  • dvrladecasa.winconnection.net > members.winconnection.net
  • segurancaepresarial.minhaempresa.tv > members.minhaempresa.tv
  • bbb1012.minhacasa.tv > members.minhacasa.tv

Experimente configurar seu DVR dessa forma e verifique se o seu subdomínio é atualizado corretamente, como descrito ao final deste texto. 

Nenhum dos casos acima – Configuração incompatível com Winco DDNS

Em último caso, há ainda uma possibilidade de fazer o DVR funcionar com o Winco DDNS. Para tanto, é necessário mudar o servidor de DNS usado pelo seu DVR, ou seja, na configuração de WAN de seu DVR, altere o DNS para o IP 54.233.79.28.

NOTAS:

  • Esta configuração é restrita a DVRs e provedores onde é possível utilizar um servidor de DNS alternativo;
  • Mesmo que seja possível alterar a configuração de DNS do seu DVR, alguns provedores de internet só permitem utilizar seus próprios servidores de DNS, impossibitando o uso desta técnica.

Experimente configurar seu DVR dessa forma e verifique se o seu subdomínio é atualizado corretamente, como descrito ao final deste texto.

 

Verificando se o DVR consegue atualizar o subdomínio Winco DDNS

Uma vez configurado o DDNS do DVR como descrito acima, é necessário verificar se o DVR consegue atribuir o seu IP externo ao subdomínio DDNS.

Primeiro vamos alterar manualmente o IP atual do subdomínio para um IP qualquer. Anote o IP atual para poder voltar à configuração anterior caso necessário.

Para obter o IP atual, acesse em seu navegador Web o endereço http://members.ddns.com.br. O resultado será algo parecido com:
 
Current IP Address: 150.142.20.1
 
Para alterar o IP manualmente, basta acessar a seguinte URL de seu navegador favorito:
 
http://meu_subdominio_ddns@members.dominio/nic/update?hostname=meu_subdominio_ddns&myip=ip_qualquer
 
alterando as variáveis meu_subdominio_ddns pelo nome de seu subdomínio real, dominio pelo dominio Winco DDNS eip_qualquer para um endereço ip qualquer.

Por exemplo, se o seu domínio for wincoteste.ddns.com.br, a url ficaria da seguinte forma:
 
http://wincoteste.ddns.com.br@members.ddns.com.br/nic/update?hostname=wincoteste.ddns.com.br&myip=1.1.1.1
 
Ao acessar a URL, após pressionar “Enter” no navegador, será exigida a credencial de acesso de seu subdomínio. A resposta do navegador deverá ser algo parecido com:
 
good 1.1.1.1
 
Feito isso, aguarde por alguns instantes para que seu DVR tente atualizar o IP do subdomínio. Se preferir, reaplique a configuração do DDNS em seu DVR, forçando uma nova atualização. Em seguida, verifique se o IP associado ao seu subdomínio é o desejado.
 
Nota: Alguns DVRs, mesmo que não apresentem mensagens de erros, ou apresentem mensagens de configuração efetuada com sucesso, precisarão ser reiniciados para conseguir efetuar a primeira atualização de DDNS.

Top